O QUE É O MERCADO IMOBILIÁRIO?

14 abril, 2022

Se você está interessado em comprar ou vender algum imóvel que não atende mais as suas necessidades, é muito importante entender um pouco sobre o que é o mercado imobiliário e como ele funciona.
Atualmente, esse é o ramo que mais recebe investimento no país, e a tendência é crescer ainda mais. Por isso, estar informado e conhecer o básico é garantia de um bom negócio.
Para isso, vamos te explicar um pouco mais sobre o que é esse segmento, como ele funciona e as tendências de mercado para você ficar atento e saber a hora certa de fechar um negócio. Boa leitura!

 

O que é o mercado mobiliário e como funciona?

Em poucas palavras, o mercado imobiliário é o setor da economia que abrange as negociações de imóveis, sejam eles terrenos ou áreas construídas sobre eles. Como o terreno incluindo sua superfície, seu subsolo e seu espaço aéreo ou qualquer outra produção do trabalho humano feita nesse terreno como uma plantação.
A partir do momento que você decide vender, comprar ou alugar, automaticamente está participando de um negócio no mercado imobiliário. As possibilidades de investir nesse meio são variadas, e para fechar um negócio com um orçamento adequado às suas condições é essencial ter uma base de conhecimento para explorar diferentes opções.
Mas na prática, como funciona o mercado imobiliário? Como explicamos anteriormente, qualquer ação de compra ou venda de imóvel envolve uma transação imobiliária. Essa operação pode ser realizada de algumas formas, diretamente com o proprietário ou por meio da imobiliária.
Diferente do que muitos pensam, ao comprar um imóvel você terá que arcar com os custos de transferência, como por exemplo o ITBI – Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, além de outras taxas como o registro em cartório e escritura.

 

Tendências do mercado imobiliário
O que podemos esperar do mercado imobiliário nesse ano? Devido a pandemia de covid-19, não apenas o segmento, mas outras áreas tiveram que se adaptar ao cenário o que acarretou novas tendências que vieram para ficar. Uma delas é um mesmo espaço para morar e trabalhar e o modelo híbrido de trabalho. Imóveis que sejam adequados a essas necessidades continuam em alta. Outro fator importante na escolha do imóvel é por uma localização estratégica, próxima a supermercados, farmácias e padarias, o que faz sentido com o estabelecimento do modelo híbrido.
Agora que você já entende um pouco sobre o mercado imobiliário, o que acha de entrar em contato conosco e tirar o sonho da casa própria do papel? Vamos conversar e conheça o Mont Vert, o novo empreendimento da Mar Azul!

 

Entre em
contato conosco