NOVA MORADIA: SINÔNIMO DE MUDANÇA

20 abril, 2022

Sua atual residência não supre mais as suas necessidades e você adquiriu um novo imóvel: chegou a hora de organizar todos os seus pertences e iniciar uma nova fase da sua vida. Mas a grande questão é: como fazer uma mudança e manter tudo organizado? Parece uma missão impossível, não é mesmo?
Pode ser um pouquinho complexo, mas podemos garantir que é sim possível. Nesse artigo, vamos te dar algumas dicas essenciais para fazer uma mudança descomplicada. Boa leitura!


Por onde começar a mudança?
Sabemos que na hora de arrumar diversas caixas a bagunça já está feita, mas o processo será menos estressante usando as nossas dicas. O primeiro fato que você deve levar em conta é sobre qual é o tipo de mudança que está se fazendo. Sua nova moradia é maior ou menor? Estará localizada na área urbana ou rural? A predominância é de temperaturas altas ou baixas?
São perguntas simples que podem te ajudar a definir quais serão as suas prioridades de “encaixotamento” e até mesmo o que você pode se desfazer ou levar consigo. Outro fator importante é que se a casa ou apartamento é menor, você deverá realizar uma seleção criteriosa de itens, visto que o novo espaço não vai comportar tudo o que você tem como antes.
Agora, vamos para o próximo passo?

 

Caixas de papelão: suas maiores amigas nesse momento

“Ah, se eu soubesse que ia me mudar, eu deveria ter guardado aquela caixa…” Aposto que esse foi o seu primeiro pensamento quando decidiu se mudar. Mas fique tranquilo, pode até parecer difícil, mas juntar caixas de papelão é mais fácil do que parece.
Essa tarefa deve ser iniciada o quanto antes, mesmo que você não empacote nada no momento. Quanto mais, melhor. Nessa etapa do processo não existe regra: pequenas ou grandes, elas precisam segurar o peso sem desmontar. Supermercados e lojas de departamento dão as caixas que não vão usar, e essa é uma maneira simples e sem custo para conseguir o material.

Faça uma lista de categorias

É no processo de mudança que nos damos conta da quantidade de coisas que temos dentro de casa. São tantas que é difícil organizá-las, mas fazer lista de categorias é um auxílio extra. A lista pode te ajudar a organizar para qual ambiente da casa nova é destinado cada objeto e, dessa forma, cada uma das caixas será levada para o local correto.
Além disso, após a mudança, a lista pode ser um recurso a ser utilizado para a conferência de itens. Ou seja, certificar que nenhuma caixa foi abandonada, seja no apartamento ou casa antiga ou se perdeu no transporte dentro do caminhão, por exemplo.


O que tem mesmo dentro daquela caixa?

Uma pergunta como essa durante a mudança pode render muita dor de cabeça. A identificação é essencial para diferenciar o que tem dentro de cada caixa. Além disso, dessa forma é mais fácil de saber a qual cômodo a caixa pertence.
Fazer isso é muito simples: você só precisa de fita crepe ou adesivos específicos de embalagem que não descolem com facilidade para descrever o que contém em cada caixa, como por exemplo: “utensílios de cozinha”, “remédios”, “decoração da sala”, entre outros.


Será que eu ainda vou usar isso?
Chegou a hora de fazer aquela limpa, seja em objetos, papeis acumulados e roupas que não usamos mais. Mas não são todos que conseguem se desapegar facilmente de itens que vêm acompanhando há anos.
E se você é uma dessas pessoas, vai uma dica de ouro: descarte tudo aquilo que você não usou nos últimos seis meses e que pode afetar o espaço disponível na sua nova residência. Se pergunte se você realmente ainda vai usar aquela peça de roupa ou outro objeto, assim, será mais fácil se libertar do acúmulo.


Chegou a hora de devolver cada coisa para o seu lugar

Depois de conferir as nossas dicas, você chegou à etapa final: organizar todos os objetos na casa nova. E o quanto antes você organizar as coisas, melhor. Para tornar esse momento menos estressante, coloque as caixas nos cômodos correspondentes ao que têm dentro delas, evitando que você fique para lá e para cá para guardar cada item.
Uma dica é começar pelo banheiro, já que certamente é o lugar que provavelmente irá se usar primeiro. Depois, vá para a cozinha e, por último, os quartos e as salas.
Ah, e aproveite para fazer mais uma limpa nos seus objetos, certamente vai encontrar mais coisas para doar! E por último, tenha paciência. O processo de mudança é cansativo e, muitas vezes, estressante, mas leve em consideração que você iniciará uma nova etapa na sua vida em uma nova moradia.
Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de novidades e dicas da Mar Azul!

Entre em
contato conosco