O número de habitantes na capital de Santa Catarina teve um aumento de 1,56% em 2020, segundo dados do IBGE. A estimativa com o total de habitantes de municípios é referente a 1° de julho de 2020 e publicada no Diário Oficial da União.
Esse aumento não é à toa, afinal, Florianópolis é um dos destinos mais fascinantes do Brasil! A cidade é conhecida por conquistar todos que passam ela, não é por menos que ela é chamada de Ilha da Magia. Praias, belezas naturais e tranquilidade são alguns dos atrativos desse lugar mágico.
Mas, não são somente esses pontos que encantam visitantes e fazem com que ela seja a 5.ª melhor capital do Brasil para se morar segundo dados do IDGM (Índice de Desenvolvimento da Gestão Municipal) de 2021. Outro ponto que destacamos aqui, é que segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, a ilha apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado muito alto, de 0,847.
O alto IDH faz de Florianópolis a capital brasileira com o maior índice de qualidade de vida. Em nível de comparação e guardadas as devidas proporções, o IDH da cidade é até mesmo maior que o de Portugal (0,843). E não é só isso, segundo ICE (Índice de Cidades Empreendedora), Florianópolis ocupa a segunda posição no ranking de 2020. Mas afinal, por que morar em Florianópolis é investir em qualidade de vida?
Os rankings são sem dúvidas fundamentais para mostrar a grandeza e a relevância que a capital de Santa Catarina tem no cenário nacional. Mas, morar aqui, vai muito além de simples números. Se você pensar, há mais de 20 anos, Floripa era a capital conhecida somente pelas suas belezas naturais e pelo turismo, esse, por sinal, cresce cada vez mais todos os anos.
Porém, além disso, nós já destacamos aqui em outros artigos, que o Norte da Ilha é uma das regiões que mais prosperou e se desenvolveu, tornando-se um ponto de empregos e oportunidades para quem realmente deseja morar na ilha.
Mas afinal, o que faz com ela se destaque entre tantas cidades do país? O mais importante desses índices, são as variáveis analisadas. Cada pesquisa tem sua metodologia de classificação, mas na maioria das vezes, os tópicos se repetem apontando as categorias que mais se desenvolvem e merecem atenção.
Os tópicos avaliados nas pesquisas sobre qualidade de vida nas cidades brasileiras são:
– Cultura e Educação;
– Saúde e Bem-Estar;
– Economia;
– Segurança;
– Domicílio e Saneamento.
Sendo assim, é a soma dessas variáveis que fazem de Florianópolis uma cidade-modelo e em constante expansão. Tornando-se um polo de negócios, oportunidades e cultura e, claro, sem perder o jeito de cidade pequena, com suas vilas açorianas, as belezas naturais, o carisma e a hospitalidade de sua gente. Agora que você já sabe o porquê de Florianópolis ser sinônimo de qualidade de vida, vamos encerrar esse artigo com mais alguns motivos que a torna uma cidade maravilhosa para viver:
– Melhor cidade para criar os filhos;
– Polo de inovação;
– Líder em atividade física e alimentação saudável;
– Clima agradável;
– Uma das melhores cidades para pessoas com mais de 60 anos morarem;
– As mais belas praias.
Pronto, mais se por algum motivo você ainda tem dúvidas, leia também os 5 motivos para morar em Florianópolis.
Nos vemos no próximo artigo!